Procedimentos

Dermatologia Cosmiátrica

Prevenção e tratamento do envelhecimento cutâneo, através da combinação das diversas técnicas:

Peelings químicos ou físicos (microdermoabrasão)

Os peelings podem ser químicos ou físicos, e muitas vezes combinados. A principal função dos peelings é o de promover renovação celular. São esfoliações da pele em profundidades variáveis, utilizados como tratamento coadjuvante de manchas de sol, acne, oleosidade da pele, envelhecimento cutâneo (textura da pele e rugas superficiais) e estrias.

Nos peelings químicos utilizamos a aplicação de substâncias diversas sobre a pele, que resultam em descamação e troca celular. O tipo de substância utilizada e a concentração da mesma vai determinar a profundidade dos peelings, que varia de superficial, médio a profundo. Quanto mais profundo o peeling, maior a descamação. A substância a ser utilizada e a profundidade do peeling vão variar de acordo com o problema a ser tratado.

Nos peelings superficiais utilizamos baixas concentrações de ácido retinóico (3 a 5%), ácido glicólico (50 a 70%), ácido salicílico (30%) e a solução de Jessner. Como eles promovem uma descamação menor, esbranquiçada e uma leve “vermelhidão” da pele, podem ser realizados mesmo durante o dia de trabalho. São geralmente realizadas 3 a 5 sessões, com intervalos de 15 a 21 dias, para obtenção do resultado final.

Os peelings médios utilizam outras substâncias como o ácido tricloroacético (ATA) ou 2 substâncias combinadas que somam o seu efeito. Por serem mais profundos promovem uma descamação maior, de uma cor mais escura (castanha), por até uma semana. São únicos e realizados com intervalos de 6 meses a 1 ano.

Os peelings físicos combinados aos químicos são uma nova alternativa. Podemos utilizar o peeling de cristal para realizar uma microdermoabrasão da pele, ou seja, um lixamento suave a superficial da pele. Ocorre descamação e renovação celular sem a formação de crostas, podendo ser realizado em qualquer época do ano.

O uso de Rollers contribui para realizar micropunturas na pele, o que promove renovação celular e estímulo para a produção de colágeno. Também, podemos combinar o roller com os peelings químicos, obtendo uma maior absorção dos produtos. É importante ressaltar que a exposição solar deve ser evitada durante o tratamento, para evitar manchas indesejáveis. O uso de protetores solares e de um tratamento domiciliar orientado pelo seu médico são indispensáveis para obtenção do resultado desejável. Os peelings químicos quando bem indicados, são alternativas de tratamento acessíveis e bem tolerados para qualquer tipo de pele, e promovem uma melhora cosmética significativa.

Toxina botulínica

A toxina botulínica do tipo A é utilizado na dermatologia há mais de 20 anos.

Sua utilização é bastante segura, pois seu mecanismo de ação, efeito terapêutico e os possíveis efeitos colaterais são muito bem conhecidos.

Atualmente existem diferentes toxinas botulínicas no mercado: BotoxR, DysportR, XeominR, ProsigneR, BotuliftR. A diferença entre elas está nas proteínas ligadas a toxina.

O seu uso está indicado no tratamento das rugas de expressão (aquelas desencadeadas pela contração da musculatura da mímica da face), como por exemplo os “pés de galinha” e as rugas da fronte, relaxando a musculatura e proporcionando um aspecto mais jovem à face.

Uma outra indicação seria o tratamento da hiperidrose (excesso de transpiração) das axilas, mãos, etc.

Novas indicações da toxina botulínica têm obtido bons resultados, como o uso para enxaqueca, cefaléias, paralisia facial, assimetrias da face, neuralgias e quelóides.

A dose injetada para essas finalidades varia em média entre 50 a 100 unidades, sendo extremamente segura, uma vez que a dose tóxica é de 3000 unidades. Não há risco de desencadear o botulismo (doença) pois o que se injeta é a toxina e não a bactéria.

A aplicação da toxina botulínica na face e nas axilas é praticamente indolor, podendo ser atenuada com a utilização de um creme anestésico ou de um gel resfriado no local.

O resultado da aplicação começa em 48 horas e atinge o pico em 2 semanas. O efeito obtido não é definitivo, durando em média 4 a 6 meses após a primeira aplicação, respeitando variações pessoais. O uso de uma técnica adequada evita complicações, não provoca paralisia facial, não congela a expressão e não altera a sensibilidade. Em termos de complicação, a mais observada é a chamada ptose (queda) palpebral, em menos de 1,7% dos casos; e reversível em 2 a 4 semanas, podendo ser tratada durante este período com a utilização de colírios ou cola palpebral.

A toxina botulínica, quando bem indicada e bem administrada, promove resultados rápidos e gratificantes tanto para o paciente como para o médico.

Preenchimento

O desenvolvimento de preenchedores possibilitou uma evolução na prevenção do envelhecimento e no rejuvenescimento facial. Com uma boa formação e utilização de técnica e materiais adequados, é possível retardar de forma natural os sinais característicos do envelhecimento como rugas periorais (código de barras), lábios finos, sulco nasogeniano marcado (bigode chinês), perda do contorno facial e mãos emagrecidas.

Diversos materiais foram testados ao longo dos anos, e hoje utilizamos com segurança o Ácido-L-poli láctico (PLLA), Hidroxiapatita de cálcio (CaHA) e Ácido hialurônico, escolhidos de acordo com a indicação e local a ser tratado. O PLLA é um polímero biodegradável, sintético, com resultados que podem ser mantidos por até 3 anos, sendo considerado de longa duração. A CaHA é um preenchedor biocompatível que também induz a formação de fibras colágenas com durabilidade de 10 a 14 meses, também classificado como de longa duração. O Ácido hialurônico é uma substância absorvível, classificado como temporário, de origem não animal, obtido através de uma cultura de cepas bacterianas não patogênicas. Sua apresentação é em forma de gel com cross-link entre as moléculas para aumentar o tempo de duração, que varia de 8 a 12 meses.

De forma geral o Ácido-L-poli láctico e a Hidroxiapatita de cálcio estão indicados para dar volume e estimular a formação de fibras colágenas, com efeito tensor na face e dorso das mãos, sendo que Ácido-L-poli lácteo também está indicado para tratamento de flacidez corporal. O Ácido hialurônico está indicado também para volumização da face e preenchimento do dorso das mãos, mas é primeira escolha para correção de sulcos como a prega lacrimal (olheiras) e sulco nasogeniano (bigode chinês). Com as apresentações sem cross-link, realizamos procedimentos mensais com o objetivo de hidratação da pele.

As aplicações são realizadas com a utilização prévia de creme anestésico, sendo considerados pouco dolorosos, ou com anestesia por bloqueio.

Volumização

Fios de sustentação dérmica (Silhouette SoftR)

Técnica que possibilita efeito lifting imediato e discreto, através da remodelagem da superfície da pele, e efeito regenerativo, gradual e natural graças à presença do ácido polilático. Este é um material biocompatível e biodegradável, e age profundamente na pele, promovendo uma melhora do contorno facial.

Equipamentos e tecnologias:

Laser e Luz pulsada

O laser (light amplification by stimulated radiation) é um feixe de luz específico que trata através da interação com um pigmento alvo. Existe um laser específico para cada cor: cor vermelha, marrom, preta, verde e assim sucessivamente.

Através do laser podemos tratar: manchas castanhas, lesões vermelhas, tatuagens, e também realizar depilação definitiva.

Tratamento de Lesões Pigmentares – Manchas Castanhas e Tatuagens

Utilizamos geralmente um laser com pulsos de alta velocidade (Q-switch), com comprimento de onda que tenha afinidade pela melanina (pigmento castanho presente em grande quantidade nestas lesões). O número de sessões necessárias vai depender da quantidade de pigmento na lesão. Indicações: “sardas” (efélides), mancha senil (melanoses) e algumas manchas de nascença.

Com este laser também podemos remover tatuagens. Os melhores resultados são obtidos no tratamento de tatuagens com pigmento preto; as coloridas apresentam uma resposta mais lenta, principalmente quando se trata dos pigmentos vermelho e amarelo. As tatuagens amadoras necessitam de um menor número de sessões que as profissionais.

Tratamento de Cicatrizes de Acne e do Envelhecimento Cutâneo

Existe ainda um outro tipo de laser cujo alvo é a água presente dentro das células, sendo utilizado para o rejuvenescimento facial atenuando as rugas (resurfacing), e no tratamento de cicatrizes de acne. Nesta categoria temos o laser ablativo e o não ablativo.

O laser não ablativo é aquele que age na profundidade da pele (derme) sem lesar a superfície. O laser ablativo está indicado nos casos que necessitam de uma terapêutica mais agressiva, sendo realizado em uma única sessão, porém requer um período de recuperação mais longo. Também pode ser utilizado para remoção daquelas verrugas virais resistentes à outros tratamentos.

Depilação à Laser

A depilação definitiva é realizada com o laser de diodo (Light SheerR) ou Nd:Yag 1064mmm (CoolglideR), as sessões podem ser realizadas com intervalos mensais. O laser reage com o pigmento (melanina) presente no bulbo do pêlo que se encontra numa determinada fase de crescimento. Por este motivo é necessária a repetição das sessões, pois nem todos os pêlos estão na fase de crescimento desejada (fase anágena). O laser não leva à destruição do folículo piloso, e sim a atrofia dos mesmos, fato importante uma vez que os folículos são necessários nos processos de regeneração da pele.

A exposição solar deve ser evitada no mês que antecede a depilação e também 2 a 3 semanas após, para minimizar os riscos de uma pigmentação (mancha) no local depilado. No dia da aplicação ocorre um eritema (vermelhidão) leve no local, podendo evoluir ou não com a formação de pequenas crostas (“casquinhas”).

Caracteriza-se por ser um método eficaz, e que pode ser realizado com uso de um creme anestésico, que deve ser aplicado no local antes do procedimento.

O laser não é um tratamento “milagroso”; são necessárias algumas sessões para obtenção do resultado desejável. É um tratamento seguro, que não deixa cicatrizes, e hoje bastante acessível.

Laser de CO2 fracionado (SellasR): rugas, estrias, cicatrizes de acne e pós-cirúrgicas
Laser Nd:Yag - GenesisR e CoolglideR (XeoR - Cutera): textura da pele, vermelhidão do rosto, vasos de membros inferiores, depilação
Laser Nd:Yag - SpectraR: remoção de tatuagem e manchas
Laser de Diodo (Light SheerR): depilação
Luz Pulsada (LimelightR - Xeo): manchas, rosácea, rugas finas e textura da pele
Infravermelho (TitanR - Xeo): flacidez da pele da face e pescoço


Ultrassom microfocado (UltheraR): flacidez de face e pescoço
**ULTHERA - COMBINA O ULTRASSOM NÃO INVASIVO COM LIFTING E TENSIONAMENTO DA PELE. O US, UMA ENERGIA MECÂNICA, É DIFERENTE DAS ENERGIA DE LUZ (LASERS) E ELÉTRICA (RADIOFREQUENCIA). NO ULTHERA, O US É MICROFOCADO NO NÍVEL ABAIXO DA SUPERFÍCIE DA PELE CAUSANDO FRICÇÃO CELULAR E AQUECIMENTO PRECISO E PONTUADO. O CALOR SÓ É GEREADO NO PONTO DE FOCO, SEM AFETAR A SUPERFÍCIE DA PELE. O TECIDO É AQUECIDO A 65 GRAUS CAUSANDO CONTRAÇÃO IMEDIATA DO COLÁGENO E DESNATURAÇÃO, ATIVANDO A SÍNTESE DE COLÁGENO. A RECUPERAÇÃO DA PELE OCORRE EM 90-180 DIAS, E A RESPOSTA ESTIMULA REMODELAMENTO DO TECIDO, LEVANDO ALIFTING E TIGHTENING POSTERIOR, COM RESULTADOS QUE PODEM DURAR 1 ANO OU MAIS.

Criolipólise (CoolsculptingR): gordura localizada
**CRIOLIPÓLISE - TRATAMENTO QUE UTILIZA O FRIO PARA REDUZIR A GORDURA LOCALIZADA, ELIMINANDO AS CÉLULAS GORDUROSAS. NÃO É INVASIVO, PERMITINDO QUE O PACIENTE RETOME SUA ROTINA NORMALMENTE. PODEM SER TRATADAS VÁRIAS ÁREAS DO CORPO, SENDO OBTIDO UM RESULTADO DE 20-25% DE REDUÇÃO POR SESSÃO. AS CÉLULAS DE GORDURA SÃO DESTRUÍ- DAS E A GORDURA É METABOLIZADA NO FÍGADO, E É ELIMINADA NATURAL E LENTAMENTE.

Radiofrequência + Ultrassom cavitacional (Powershape): flacidez de face e corpo, celulite
**POWER SHAPE - ULTRASSOM CAVITACIONAL + RADIOFREQUENCIA, PROMOVEM RENOVAÇÃO CELULAR, MELHORA DA CELULITE, MODULAÇÃO DO COLÁGENO E MELHORA DA ACNE ATIVA. OS TRATAMENTOS SÃO INDOLORES E EFICAZES CONTRA A FLACIDEZ, SKIN TIGHTENING E ESTÍMULO DE COLÁGENO. SEGURO PARA APLICAÇÃO EM TODAS AS REGIÕES DO CORPO